EUA: utilização de amianto é banida por completo

Mariana Rocha

O amianto de crisotila, o único tipo ainda em uso nos EUA, a substância é encontrada em produtos como revestimentos de freio, juntas e é usado para fabricar alvejantes à base de cloro e hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica, incluindo alguns que são usados para purificação de água.

Na segunda-feira (18) o governo Biden aprovou a proibição do único tipo de amianto ainda utilizado nos Estados Unidos. Essa é a primeira vez desde 1989 que o governo federal do país toma medidas significativas para restringir o material industrial tóxico.

A regulamentação da Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) deve proibir o uso, fabricação e importação do amianto crisotila, associado ao câncer de pulmão e ao mesotelioma —um câncer que se forma no revestimento de alguns órgãos internos.

A nova regra aprovada nos Estados Unidos proíbe o amianto de crisotila, o único tipo ainda em uso no país norte-americano. A decisão representa uma grande expansão da regulamentação da EPA (Agência de Proteção Ambiental) sob uma lei histórica de 2016 que reformulou as regulamentações de substâncias químicas tóxicas em produtos do dia a dia, desde produtos de limpeza doméstica até roupas e móveis.

Deixe seu comentário