Nos últimos anos, as casas de apostas se tornaram a principal fonte de patrocínio dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Hoje, apenas três — Corinthians, Cuiabá e Palmeiras — dos 20 clubes não têm uma casa de apostas como o patrocinador máster.
Segundo levantamento do Estadão, os sites de apostas investem R$ 497,5 milhões nos 17 clubes da Série A dos quais são parceiros.
Porém, o número de clubes patrocinados por casas de apostas deve continuar crescendo, o Corinthians busca um novo patrocinador após a rescisão do contrato com a Vai de Bet, e negocia com a Parimatch, que já patrocina o Botafogo.
Se você quer conhecer mais sobre a Parimatch e outras casas de apostas que patrocinam os clubes brasileiros, acesse a Strafe. Esse site reúne as melhores informações sobre o mercado das bets.
A antiga financiadora do alvinegro paulista pagava anualmente cerca R$ 120 milhões ao clube do Parque São Jorge. Caso a negociação seja concretizada, o Corinthians deve receber R$ 310 milhões em um contrato de dez anos com a Parimatch.
Outro clube que vive a nova realidade dos patrocínios máster dos sites de apostas é o Flamengo. O rubro-negro carioca recebe R$ 85 milhões por temporada da Pix Bet. O São Paulo também possui um contrato de destaque. A Superbet para ao tricolor do Morumbis um total de R$ 52 milhões anuais.
Veja abaixo outros clubes da primeira divisão patrocinados por sites de apostas online e os valores recebidos (Fonte: Estadão):
Vasco – Betfair – R$ 70 milhões
Fluminense – Superbet – R$ 52 milhões
Botafogo – Parimatch – R$ 27,5 milhões
Cruzeiro – Betfair – R$ 25 milhões
Grêmio – Esportes da Sorte – R$ 25 milhões
Internacional – EstrelaBet – R$ 24 milhões
Fortaleza – Novibet – R$ 20 milhões
Bahia – Esportes da Sorte – R$ 19 milhões
Atlético-MG – Betano – R$ 18 milhões
Athletico-PR – Esportes da Sorte – R$ 16,5 milhões
Juventude – Stake – R$ 15 milhões
Atlético-GO – Blaze – R$ 14 milhões
Criciúma – EstrelaBet – R$ 6 milhões
Bragantino – mrJack.bet – R$ 5 milhões
Vitória – Betsat – R$ 3,6 milhões
Patrocinar clubes com grandes torcidas e relevância nacional, como Corinthians, Flamengo, Vasco e São Paulo, é a principal estratégia das casas de aposta para serem vistas no Brasil. O principal objetivo dessas é empresas e se vincular ao torcedor, tornando-o um cliente.
Os altos valores investidos no futebol brasileiro estão relacionados ao desejo das empresas de apostas de ganhar visibilidade e engajamento entre os torcedores. Ao estampar as camisas do principais clubes do país, as casas de apostas atraem a atenção do fã, apaixonado pelo seu clube do coração.
Em janeiro, quando a Vai de Bet fechou o maior patrocínio máster da história do Brasil junto ao Corinthians, R$ 360 milhões, a casa de apostas teve um crescimento considerável em sua visibilidade. A empresa tinha cerca de 175 mil seguidores no Instagram, após o anúncio o número cresceu 47%, chegando a mais de 331 mil. Hoje, a empresa tem 1,6 milhão na rede social.
Outra estratégia importante que gerou o crescimento da visibilidade das empresas de apostas é a presença nas transmissões esportivas. Propagandas dessas empresas são comuns durante as partidas dos principais campeonatos. Hoje, os comentaristas esportivos, além de trazerem informações sobre os jogos, também trazem aspectos das apostas, como as probabilidades de vitória de cada clube.
Fonte: Dourados News
Por: Redação
Crédito: Vitor Silva/Botafogo