Mariana Rocha (*)
Antecipar a organização de uma ação e até mesmo de um projeto ajuda a garantir que você cumpra prazos e compromissos de maneira consistente. Ao planejar com antecedência, você constrói confiança e credibilidade com colegas, clientes e outras partes interessadas.
A profissionalização das campanhas eleitorais no Brasil tem ganhado destaque significativo, equipes com profissionais especializados em áreas como comunicação, consultoria politica, jornalismo e roteiro, marketing político, personal stylist, pesquisa de opinião, direito eleitoral, contabilidade eleitoral, mobilização de eleitores e até mesmo psicólogos, equipes preparadas para a construção de projetos potentes, que emocionam e se tornam vitoriosos.
Consultoria política
Um serviço especializado oferecido por profissionais ou empresas e que ajudam políticos na pré-campanha são as Consultorias políticas. Realizadas por profissionais com múltiplas habilidades de construir narrativas e estratégias.
Partidos, candidatos e governos contratam a consultoria política para desenvolver estratégias eficazes e alcançar seus objetivos da forma mais perspicaz possível.
Em Mato Grosso do Sul, o campo de trabalho é vasto e muitas mulheres se destacam na capital e interior. Em Campo Grande, à frente da BM9, Elen Malfará e Bruna Barreto realizam Consultorias, Assessorias e Mentorias para políticos e pré-candidatos (as).

A consultoria política fornece orientação em diversas áreas, incluindo comunicação, marketing, pesquisa, planejamento de campanhas e gestão de crises. Inclusive, por muitas vezes, precisam ajudar a lidar com assuntos de ordem pessoal, importantes para o impacto em campanhas e mandatos.
Planejar a pré-campanha é fundamental para reduzir gastos, sejam eles financeiros e de recursos humanos, além disso, a organização antecipada ajuda a reduzir o estresse associado a prazos apertados e tarefas acumuladas.
Apesar da importância, muitos pré-candidatos deixam que o processo de construção de uma pré-campanha seja tocado pelas entidades partidárias e seus dirigentes, o que nem sempre acontece, muitas vezes, o cidadão e a cidadã que decidem ser candidatos são surpreendidos com falta de estrutura e muitas frustrações.
Procure empresas e profissionais com comprovada experiência e não espere para se organizar na pré-campanha, o sucesso eleitoral e a construção de uma democracia saudável precisam de maior planejamento para oxigenação das cadeiras de representação política.

Mariana Rocha (*) Consultora e Jornalista na área política em Mato Grosso do Sul. Fundadora da Anexa Consultorias, graduada pela UFRJ, Escritora, Consultora de Campanhas Políticas e Institucionais, Roteirista de Conteúdo para redes sociais e comunidades digitais.