Vereadores de menos da metade das 79 Câmaras Municipais do Estado, em dia com a entidade, participam, nesta quarta-feira (2), em Campo Grande, da eleição para a presidência da UCVMS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul).
O atual gestor, vereador em Jateí há mais de 40 anos, Jeovani Vieira dos Santos (PSDB), disputa o cargo com o vereador de Dourados, Daniel Júnior (PP), reeleito para o segundo mandato nas eleições do ano passado.
A votação começou em clima tenso. Enquanto Jeovani reclama da ‘ditadura’ da comissão eleitoral, que instituiu, segundo disse ao Douranews, o “voto de cabresto, para identificar quem participa e tirar o direito de livre escolha”, o candidato Daniel Júnior preferiu evitar a polêmica.
“Acho que essa é a hora da renovação. Visitamos os 31 municípios que estão aptos a participar da eleição e já fizemos o compromisso, se formos vitoriosos, de agregar todo o Estado em torno da nossa União”.
A eleição para a União de Câmaras envolve, como já ocorreu em disputas anteriores, os principais líderes políticos do Estado. O ex-governador Reinaldo Azambuja, atual presidente estadual do PSDB, sinalizou claramente o apoio ao candidato douradense. O presidente do PL na Capital, tenente Portela, suplente da senadora Tereza Cristina (PP), acompanha pessoalmente a votação.
A União de Câmaras foi fundada em 1997, uma iniciativa do então presidente da Câmara de Dourados, vereador Raufi Marques, que foi, inclusive, o primeiro presidente da entidade. Atualmente, 403 vereadores estão aptos a votar.