Dados divulgados nesta segunda-feira (28) pelo Guia Clima da Embrapa confirmam o abril mais chuvoso dos últimos 45 anos em Dourados, o volume acumulado no mês atingiu 277,9 milímetros até o dia 27, ultrapassando os 272 mm registrados em 1992.
A série histórica da Embrapa Guia Clima tem início em 1980, e desde então nenhum abril havia registrado tanta chuva em Dourados. A média para o mês é de 108,6 mm — ou seja, o volume atual é mais que o dobro do esperado.
Até a semana passada, Dourados já havia acumulado 245 mm, e o cenário meteorológico seguia de forte instabilidade.
A combinação de um transporte intenso de umidade do norte do país, associado a uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e ventos fortes em altos níveis da atmosfera, favoreceu a formação de nuvens carregadas e tempestades frequentes na região.
A previsão é que o tempo comece a mudar nos próximos dias, com a chegada de uma frente fria.
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Dourados deverá sentir a influência de uma massa de ar polar a partir desta terça-feira (29), encerrando abril com clima mais ameno e iniciando maio com temperaturas mais baixas.
Hoje (28), ainda há possibilidade de chuva e umidade relativa do ar elevada, acima dos 95%. A partir de terça, o tempo começa a firmar e os termômetros começam a cair.
Na quarta-feira (30), a máxima não deve passar dos 23°C, com mínima prevista de 14°C. Já na quinta-feira (1º), o frio se intensifica: a mínima pode chegar a 13°C, mantendo a máxima também em torno dos 23°C.