O governador Eduardo Riedel conheceu, nesta sexta-feira (14), em Dourados, as instalações e o sistema de funcionamento do CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), que funciona paralelamente com o CEEP (o Centro Estadual de Educação Profissional), com projetos desenvolvidos pela Secretaria Estadual de Educação que oferecem cursos técnicos de formação e qualificação para jovens e adultos em toda a região.
Acompanhado da ministra do Planejamento, Simone Tebet, do ex-governador Reinaldo Azambuja e com o secretário de Educação, Hélio Daher, Riedel aproveitou para entregar as obras de reforma e ampliação do CEEP, projeto que envolveu, segundo o titular da SED, recursos da ordem de R$ 3,5 milhões “com foco na formação e qualificação de adultos e adolescentes”.
O CEEP/CEEJA atende um público superior a 1.700 alunos no prédio localizado em frente ao Parque Ambiental ‘Primo Fioravante’ do córrego Rego D’Água no Jardim Água Boa em Dourados e ainda monitora os Polos avançados das cidades de Caarapó (Aldeia “Te’yikue” e Urbano), Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna e Naviraí, além das Extensões na UNEI, a Unidade Educacional de Internação e na PED, a Penitenciária Estadual de Dourados.
“Somos uma instituição voltada para a inclusão social e educacional, proporcionando oportunidades de aprendizagem e crescimento pessoal para todos os segmentos”, ouviu o governador das diretoras Daniela Staut, do CEEJA e Alini Nolasco, do CEEP. Ele ainda conversou com estudantes indígenas e atípicos que participavam de atividades no momento da visita. De um deles, ouviu a informação de que estava se preparando para ser astrólogo. “Muito bem, esse é um grande desafio, vá em frente”, elogiou Eduardo Riedel.
Para o secretário de Educação do Estado, a reforma proporcionada no CEEP ‘Professora Evanilde Costa da Silva’ vai garantir um ambiente ainda melhor para os estudantes e servidores. “Essa melhoria reflete o compromisso do Governo do Estado em garantir uma Educação de qualidade para todos os sul-mato-grossenses, independentemente da idade”, disse Hélio Daher, elogiando a atuação das diretoras e do corpo de colaboradores das unidades.
Aproveitando a presença de parlamentares, como os deputados federais Geraldo Resende e Beto Pereira, o estadual Paulo Corrêa, a senadora Soraya Thronicke e a ministra encarregada do Orçamento da União, a diretora do CEEP apresentou um pedido de apoio para equipar o auditório do Centro Profissionalizante e a diretora do CEEJA reivindicou a instalação de ar-condicionado para as dependências da escola de jovens e adultos. O ex-governador Reinaldo Azambuja justificou essa necessidade e reforçou o apelo das educadoras.
De imediato, os dois deputados federais se comprometeram em apontar rubricas específicas nesse sentido ao Orçamento do Governo Federal de 2025 e a ministra Simone Tebet assumiu o compromisso de ‘dobrar’ a proposta, ou seja, de acordo com os valores destinados pelos deputados, a União fará igual repasse. Em nível estadual, os deputados Zé Teixeira, Paulo Corrêa e Lia Nogueira também assumiram o mesmo compromisso e o Governo se comprometeu a fazer a parte dele.