Mariana Rocha
Radar do Pantanal: Eu já estava com saudades, queridas e queridos leitores. Após as 100 edições da Coluna Radar Ms, agora, repouso em outro veículo de imprensa digital, o New do MS. Repouso nesta nova casa, nossa coluna, agora, carinhosamente apelidada de Radar do Pantanal. Aqui, daremos tempero para dezenas de informações que circulam no Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo. Inclusive, algumas de bastidores. Política, saúde, meio ambiente, desenvolvimento, economia e muitas outras pautas. Eu, Mariana Rocha, agradeço seu clique e lhe desejo, paz, luz e coragem!
Troca-Troca: Faltam apenas 2 dias para o fechamento da “janela partidária”, prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Esse período acontece seis meses antes do pleito. Para “valorizar o passe” parlamentares esperam até a ultima rodada de dias, para definirem seus “futuros eleitorais”. Na política brasileira, a regra nº1 é “Só é candidato quem tem partido”. Em Dourados, vereadores da base vão abraçar Alan Guedes e o Partido Progressistas. Outros, até mesmo que já foram lideranças pró-governo, vão ter que saltar para o projeto que está em primeiro lugar. No troca-troca, mandatários medem forças, para que com seus “mandatos” entrem em outras siglas. O PSDB Douradense, por exemplo, já filiou as vereadoras Tania Cristina (PSDB) e Liandra da Saúde (PSDB), outros nomes oficializarão a troca nesta quinta-feira, 04/04. Agora, no jogo político, conta quem melhor souber a matemática da política.

Turma do Beto: O vereador Claudinho Serra (PSDB), da turma do Beto, começou o ano político sem eira nem beira. Afinal, os garotos da turma foram pegos pelos brabos do MPMS, GAECO e GECOC. O genro da prefeita de Sidrolândia e vereador em Campo Grande pelo PSDB, Claudinho Serra foi preso na operação “Tromper” do francês ‘enganar”. Um ex-assessor de Claudinho, Tiago Alves, também foi preso preventivamente. Outro que também foi para as grades foi o ex-candidato a vereador de Sidrolândia e empresário, Ueverton Macedo que na cidade, atende pelo “vulgo” Ueverton Frescura. Em nosso radar, seguimos pensando como esta o ex-vereador Ademir Santana que renunciou seu mandato para Claudinho Serra ? Também da Turma do Beto, Ademir Santana agora segue como membro da coordenação da campanha de Beto Pereira à Prefeitura de Campo Grande.
Super Copa Feminina: Organizada pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) em parceria com a FFSMS (Federação de Futebol de Salão de MS) a Supercopa Feminina de Futsal conta com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer do MS). Mato Grosso do Sul será representado pela Serc/UCDB (Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão/Universidade Católica Dom Bosco), que está no Grupo A. O confronto de estreia será na quinta-feira (4), às 18 horas (horário de MS). As partidas acontecem no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão, com entrada gratuita.
Teatro Aracy Balabanian: Após 8 anos fechado, o Teatro Aracy Balabanian reabriu ao público na noite de 2 de abril de 2024, com a peça “A verdadeira história do Barão”. O teatro é um ponto de encontro artístico e de difusão cultural que aproxima o público da extensa produção em artes visuais, artes cênicas, cinema e música do Brasil e de Mato Grosso do Sul. O Teatro Homenageia a grande artista brasileira filha de uma família de origem armênia. Aracy Balabanian nasceu em Campo Grande em 1940 e faleceu em 7 de agosto de 2023 no Rio de Janeiro. Vida longa ao Teatro Aracy Balabanian, agora, reformado.