Um produtor rural de 41 anos, morador em Dourados, caiu em um golpe ao tentar comprar 2 mil sacas de milho e perdeu R$ 100 mil. O dinheiro foi transferido via PIX para uma conta CNPJ informada por um homem que se apresentou como vendedor, mas desapareceu após o pagamento.
O golpe aconteceu na manhã de terça-feira (8). Um funcionário do produtor repassou os dados bancários para efetuar o pagamento da carga, com base em informações passadas por intermediários. O produtor então realizou a transferência, acreditando que o carregamento estaria pronto para retirada em Ponta Porã.
Depois da transferência, o dinheiro ficou bloqueado temporariamente, o que gerou preocupação no comprador. Ele entrou em contato com intermediários envolvidos na negociação, que teriam assegurado a legitimidade da transação e liberado a operação.
No entanto, quando o caminhão enviado para carregar o milho não foi autorizado a seguir viagem por falta de confirmação do pagamento, o produtor percebeu que havia algo errado. Tentativas de contato com o suposto vendedor, identificado como Adriano Kley, foram frustradas.
Diante da situação, o produtor foi até a cooperativa de cereais, em Ponta Porã, onde um funcionário confirmou que outras pessoas também haviam caído no mesmo golpe. Lá, ele foi informado de que Adriano se tratava de um estelionatário e que a carga de milho, que seria levada para uma empresa no Paraná, sequer existia.
Ainda segundo a vítima, toda a negociação teve início por meio de contatos com intermediários, e o suposto vendedor havia sido indicado como confiável. O caso foi registrado como estelionato na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) em Dourados.