PRESIDENTE DA CBF CONFIRMA IMPLEMENTAÇÃO DE IMPEDIMENTO SEMIAUTOMÁTICO NO BRASIL EM 2026

PRESIDENTE DA CBF CONFIRMA IMPLEMENTAÇÃO DE IMPEDIMENTO SEMIAUTOMÁTICO NO BRASIL EM 2026

O presidente da CBF, Samir Xaud, informou que o futebol brasileiro terá impedimento semiautomático a partir de 2026. Tal informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (1), em evento da organização que apresenta as mudanças do calendário do futebol brasileiro para a próxima temporada.

“Estamos finalizando os estudos para a implantação do impedimento semiautomático no futebol brasileiro já para 2026”, garantiu Samir Xaud.

O impedimento semiautomático é uma tecnologia criada para agilizar e deixar mais precisa a análise de lances de impedimento no futebol. O sistema utiliza sensores e câmeras de alta definição instaladas no estádio, capazes de rastrear diversos pontos do corpo dos jogadores e da bola em tempo real. Com apoio de inteligência artificial, ele identifica automaticamente situações de possível posição irregular.

Quando o alerta é gerado, a jogada é revisada pelos árbitros do VAR, que confirmam ou não a marcação antes de repassar a decisão ao juiz de campo. O impedimento semiautomático é usado nos principais campeonatos do futebol europeu, como a Champions League, a Premier League e a Bundesliga.

MUDANÇAS DO CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO PARA 2026:
COPA DO BRASIL
Competição com mais mudanças significativas, a Copa do Brasil saltará de 92 para 126 times. Os clubes da Série A entrarão apenas na quinta fase.

As quatro primeiras fases serão disputadas em jogo único. A quinta fase, oitavas de final, quartas e semifinais serão em ida e volta, e a final será em jogo único, uma partida que fechará o calendário brasileiro, em 6 de dezembro.

BRASILEIRÃO SÉRIE A
A Série A começará já em 28 de janeiro. A competição será paralisada entre 11 de junho e 19 de julho, por conta da Copa do Mundo, e terminará em 2 de dezembro.

ESTADUAIS
Um dos pontos mais criticados do calendário do futebol brasileiro, os Estaduais terão menos datas na próxima temporada. Antes com 16 rodadas, em 2026 os torneios terão 11.

SÉRIE B
Mesmo formato atual, com 20 clubes em pontos corridos. O campeonato começa em 21 de março e termina em 28 de novembro.

SÉRIE C
A competição passará por mudanças. No ano que vem, o fomato ainda seguirá o mesmo, com 20 clubes, mas com apenas dois caindo para a Série D. Em 2027, serão 24 times, novamente no mesmo formato e com rebaixamento de dois times.

Em 2028, a Série C terá 28 equipes, já com um novo formato. Serão dois grupos com 14 clubes, disputando jogos de ida e volta. Seis times serão rebaixados para a Série D de 2029.

O campeão da Série C terá sempre vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil.

SÉRIE D
A competição terá um aumento de 64 para 96 times, divididos em 16 grupos de seis. Já a partir do ano que vem a Série D dará seis vagas na Série C da temporada seguinte. O campeão terá vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil.

Essa matéria usou como fonte uma matéria do site 365scores.com

Deixe seu comentário