Partido Inchado: Depois do fechamento da janela partidária, o Progressista ficou inchado. Em Dourados, o partido do prefeito Alan Guedes, que até o começo da janela tinha apenas uma vereadora, Tânia Cristina, agora no PSDB, viu sua bancada saltar de 0 para 6 vereadores. A modificação foi um pouco conturbada, nos bastidores, membros da política dizem que o acordo não foi “bem assim”. Prova disso é que quem compareceu ao evento do partido no dia 4 de abril, assim como eu, percebeu que dos vereadores que estavam lá, apenas um estava sem a camisa do Progressistas, meio de lado, parecendo não ser o mais bem quisto entre os escolhidos da câmara. Outro problema do partido inchado é que quem entrou para ser pré-candidato já sabe que as chances são mínimas, pois o partido, certamente, vai reeleger vereadores com seus votos, somados aos daqueles que parecem carregar o projeto de Alan Guedes nas costas, mesmo sabendo que o partido já parece ter um plano com os mandatários que chegaram. A filiação de Jânio Miguel, no último dia, ainda deu um novo sabor para o cenário político: a despeito dos acordos, o vereador mais bem votado nas últimas eleições tem muito valor e não precisa de evento de filiação para chegar chegando. Basta saber, se ao lado de Alan, permeará com a mesma popularidade. Isso, só as urnas vão mostrar.

Oportunismo: Imagine você uma gestão municipal que tenha, durante os últimos três anos, sido alvo de críticas ferrenhas, principalmente no que tange à saúde. Agora, imagine que essa mesma gestão está há 6 meses das eleições de 2024 e decidiu trabalhar, mostrar seu serviço e para isso, utiliza imagens dos serviços, onde cidadãos esperam por atendimento. Na última semana, em Dourados, aconteceu algo que podemos classificar como “vergonhoso”, pois, na ânsia de fazer vídeos para mostrar as dependências da Unidade Reguladora de Medicamentos e Insumos, limites foram ultrapassados e a Comunicação institucional da prefeitura demonstrou que há muito o que melhorar na conduta. Um vídeo circulou pela cidade, onde o Secretário de Comunicação tenta falar com uma cidadã, mas tudo que consegue é criar uma situação constrangedora e por diversas vezes, colocar a mão sobre os ombros da mulher, sem seu consentimento e aponta o dedo, como se sua verdade fosse absoluta. Ainda, no mesmo vídeo, ele afirma que a atitude da cidadã de reclamar das filmagens é “oportunismo”. Ela, corajosa, mesmo constrangida, revida dizendo que oportunismo é o que vocês (a prefeitura de Dourados) estão fazendo, filmando as pessoas sem consentimento, em ano eleitoral.
Cidade Universitária: Na última semana, o Ministério Público Estadual, por meio da 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Dourados, instaurou um inquérito para apurar a suposta violação dos direitos dos usuários que utilizam os serviços de transporte coletivo público municipal. A investigação tem como objetivo aferir a qualidade do transporte. Para direcionar melhor a preocupação dos órgãos de fiscalização, chamo a atenção para a linha de ônibus Cidade Universitária que carrega trabalhadores e estudantes para as universidades de Dourados e para o Hospital Universitário. Dezenas de pessoas tem entrado em contato com a jornalista que assina esta coluna, denunciando a superlotação, alguns estudantes dizem que já perderam aula em razão da falta de transporte e que todos os dias, o ônibus da linha cidade universitária sai abarrotado de pessoas e que muitas vezes, não pode carregar mais gente, pois não há lugar. Fotos mostram as pessoas como sardinhas dentro dos ônibus. Uma cidade como Dourados, que se propõe ser um polo universitário, precisa dar condições mínimas às pessoas, para que possam ir e vir. Dúvidas, Reclamações, Sugestões sobre a linha, encaminhem para o Whatsapp (67) 98455-2221.

Gordo da Tigre: No último dia 11 de Abril, eu, Mariana Rocha tive a honra de entrevistar o Pré-candidato a Prefeito e atualmente, Vice-prefeito, Gordo da Tigre. Empresário bem sucedido, advogado, pai, esposo, avô e um homem muito dedicado ao cuidado com as pessoas. Sinceramente, há muito tempo não me deparo com tamanha humildade na política. Gordo é casado com a Professora Diretora Íris Ortoncelli Moreno, Uma a curiosidade da entrevista é que em 2024, Gordo da Tigre vai completar 59 anos exatamente na véspera das eleições que serão decididas no dia 6 de outubro. Confira a entrevista completa aqui no News do MS !

Abril Verde: O movimento Abril Verde completa 10 anos em 2024. A campanha destaca a importância de uma cultura permanente de prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho. De 2012 a 2022, foram comunicados 6,7 milhões de acidentes do trabalho e 25,5 mil mortes no emprego com carteira assinada, segundo dados do SmartLab. As informações se baseiam em comunicações de acidentes do trabalho (CAT) ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No mesmo período, ocorreram 2,3 milhões de afastamentos pelo INSS em razão de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, e o gasto com benefícios previdenciários acidentários, em valores nominais, já chega a R$ 136 bilhões. O valor inclui ocorrências como auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente relacionados ao trabalho.