Marçal vê homologação da pista e crê na chegada de novas companhias

Marçal vê homologação da pista e crê na chegada de novas companhias

O prefeito Marçal Filho (PSDB) se mostrou otimista em relação ao andamento do processo de homologação da pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira para voos comerciais. Na abertura do Seminário MS Ativo Municipalismo, promovido pelo Governo do Estado na manhã desta quarta-feira (9/7) no campus da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Dourados, ele também citou a expectativa para outras companhias aéreas operarem na cidade.

Atualmente, mesmo com o local liberado apenas para aviação particular – incluindo aeronaves de grande porte – a Latam já comercializa passagens e anunciou o início das operações na cidade em 8 de setembro.

“Nós estamos aguardando a Infraero terminar a licitação em relação a sala rádio para que a coloque em funcionamento, porque essa é uma das exigências das companhias aéreas. Nós teremos em seguida a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vindo aqui supervisionar para dar o ‘ok’. Estamos bastante otimistas, até porque já tem uma companhia aérea vendendo passagens”, disse em entrevista ao Dourados News.

Em relação a sala rádio citada pelo chefe do Executivo municipal, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), já finalizou o processo de contratação da empresa responsável pela implantação do EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo), que operará o local.

Trata-se da MVS Incorporações Mobiliárias Ltda. O contrato, no valor de R$ 885 mil, com validade de 12 meses, já foi firmado e divulgado na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União).

Questionado se haveria tempo suficiente para solucionar os trâmites burocráticos até o início das operações comerciais na cidade, Marçal se mostrou confiante em relação ao andamento do processo.

“O que está faltando é a questão da sala rádio e o que restará em seguida é a Anac liberar. A Latam não iria começar a vender passagens se ela não tivesse essa certeza. E não só a Latam, nós estamos trabalhando para que outras companhias aéreas venham para cá”, resumiu.

Maçal relatou ainda que tem conversado constantemente com executivos da Gol Linhas Aéreas na tentativa de atrair a empresa a voltar a operar no município. Em maio, ele viajou a São Paulo (SP) e se reuniu com integrantes da companhia.

“Há grande possibilidade sim [do retorno da Gol]. Eu estou conversando constantemente com a Gol. Fui uma vez falar com eles pessoalmente em São Paulo. Fizemos uma reunião por videoconferência e eles demonstraram vontade de retomar os voos. Essas empresas querem lucro, né? O que importa para eles é o mercado. Então, quando a Latam começar a operar, e os voos certamente ficarão cheios, a demanda vai ser alta, eles vão naturalmente vir para cá, porque vai ver que tem público”, finalizou.

Ainda em maio, durante a abertura da Expoagro, o prefeito afirmou que precisava do ‘aval’ tributário do governador Eduardo Riedel (PSDB) para que as conversas prosseguissem, recebendo o aceno positivo.

Antes do fechamento do Francisco de Matos Pereira para reforma da pista em maio de 2021, tanto a Gol, quanto a Azul, atendiam a demanda do município com conexões diárias para São Paulo.

Essa matéria usou como fonte uma matéria do site Dourados News

Deixe seu comentário