
Foto: Gustavo Mansur
Mães do RS: Não há palavras que combinadas possam diminuir a dor das mães. No Rio Grande do Sul, com a tragédia das chuvas e das cheias, milhares de mães precisam olhar no fundo dos olhos de seus filhos para fortalecer cada um deles, mesmo sabendo que seus lares, suas vidas e suas casas jamais voltarão a um “normal”, todos se lembrarão para sempre das perdas, dores e de todo medo sentido. . O trauma, a dor, a sensação de guerra. As águas por todos os lados. Mais de 400 cidades atingidas. Neste próximo dia das Mães, que saibamos refletir e intencionar, independentemente de qual crença, o melhor dos nossos sentimentos para que o próximo dia das mães no Rio Grande do Sul não seja assim, tão doloroso.

Grupo da Base: Em Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, um Grupo de Whatsapp tem dado o que falar dentro do meio político. Supostamente, o grupo é formado por gente do legislativo e do executivo, lá, as trocas vão além das conversas. No Grupo da Base, as mãos estão tão dadas que há margem para nos perguntarmos: há independência entre os poderes douradenses? Uma Câmara de Vereadores independente é fundamental para representar os interesses da sociedade e fiscalizar o governo, mas a harmonia com os demais poderes é necessária para garantir a eficácia das políticas públicas e isso não é “só retórica”. Continue lendo a Coluna Radar do Pantanal, pois essa foi a primeira camada de “Grupo da Base”, na temporada 2024!

PDT & Bela Barros: A mãe, avó e empresária Bela Barros (PDT) afirmou que é pré-candidata, sim! Bela Barros foi vereadora por quatro mandatos em Dourados onde, muitas pessoas falavam sobre ela ser “a mãe dos pobres” . Bela Barros foi deputada estadual pelo Mato Grosso do Sul no ano de 2005 á 2006, depois que Simone Tebet (MDB) se elegeu prefeita de Três Lagoas. O PDT de Dourados, constrói agora, uma pré-candidatura própria, mesmo com tantos membros próximos à administração de Alan Guedes (PP). Quem sabe não estão cogitando convidá-la a ser vice? A questão é que em 2024, Bela Barros representa um dos perfis políticos mais experientes dentre os pré-candidatos(as) de Dourados e está crescendo na pesquisa, a ela, cabe, sem duvida, a disputa pela cadeira do executivo douradense.

Riedel com Marçal: O governador do estado de Mato Grosso do Sul Eduardo Riedel (PSDB) esteve na abertura da 58ª Expoagro, prestigiando uma das maiores feira agropecuárias de todo o estado. Na cerimônia, ao ser indagado sobre as eleições 2024 em Dourados, ele afirmou com todas as letras que “não há plano B” e afirmou que o ex-deputado, Advogado e Radialista Marçal Filho (PSDB) é o nome escolhido pelo Ninho Tucano, na cidade cintilante. Primeiro nas duas pesquisas já divulgadas, Marçal Filho afirma com todas as letras que é pré-candidato em 2024, exaltando o trabalho que o governo do estado tem feito pela cidade, há anos, da gestão de Reinaldo Azambuja(PSDB) e Murilo Zauith(União) à Eduardo Riedel e Barbosinha (PSD). Marçal Filho, além dos diversos cargos ocupados, também lidera o recorde de votação da Câmara de Vereadores: 4,065 votos. Votação que ele trouxe para o PSDB em 2016, tornando-se o recordista como o vereador que mais teve a confiança dos eleitores na história de Dourados. Riedel está com Marçal e o PSDB se fortalece para buscar uma prefeitura nunca antes conquistada.
Expoagro sem Bolsonaro: O ex-presidente da república, Jair Messias Bolsonaro (PL) está internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde a noite de segunda-feira (6). Bolsonaro está com um quadro de erisipela e foi diagnosticado em Manaus, onde esteve no último fim de semana. Cancelou agendas em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Em Dourados, ele viria para a 58ª Expoagro, a convite de Rodolfo Nogueira (PL), mas cancelou por razões médicas. Apesar de toda expectativa, em 2024 a Expoagro vai ser sem Bolsonaro que segue internado na capital paulista.