Em Dourados, Policlínica Cone Sul oferece atenção especializada e avança na regionalização da saúde pública.
A Policlínica Cone Sul, de Dourados, configura-se como um resultado do processo de regionalização e aprimoramento dos serviços de saúde pública em território sul-mato-grossense. Oficialmente, foi aberta no início da semana a primeira etapa de atividades do Hospital Regional de Dourados (HRD) “Olga Castoldi Parizotto”, às margens da BR-463.
Com a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) de órgão gestor, a ativação da unidade representa um marco para a saúde pública no interior, na estratégia de regionalização da assistência e aproximando os serviços especializados da população do Cone Sul.
A Policlínica dispõe de um Centro de Diagnóstico e outro de Especialidades Médicas. Está operando em consultas ambulatoriais e exames de média e alta complexidade, ampliando o acesso dos pacientes e diminuindo a necessidade de deslocamentos.
“É um marco muito importante para a saúde de Dourados e para o SUS. Todos estamos preparados para dar o melhor atendimento e cuidar do maior número possível de pacientes, com serviços de excelência, com humanização”, afiançou Andréia Alcântara Barbosa, a diretora-geral do Hospital Regional. “Nossa expectativa é que o SUS cresça e que seja de excelência para a população”, reiterou.
O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, salientou que a Policlínica é porta de entrada de um complexo hospitalar moderno, com diagnósticos mais rápidos e um atendimento especializado para o Cone Sul. “É uma conquista construída com grande esforço coletivo, voltada para reduzir filas, oferecer cuidado integral e avançar firmemente na regionalização do SUS”, assinalou.
No primeiro dia de atendimento foram feitos os procedimentos de consultas de cirurgia geral e exames de colonoscopia para pacientes de Dourados e região, previamente agendados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
O Contrato de Gestão entre a Agir e a secretaria estima que o HR tem capacidade para cerca de 6.900 consultas e exames de apoio em diagnóstico por mês, nas três unidades que o compõem.
O Centro de Diagnóstico permite realização de exames modernos, para acelerar diagnósticos e o tratamento de diversas condições clínicas. O Centro de Especialidades Médicas tem uma equipe multiprofissional em diferentes áreas, oferecendo desde o acompanhamento clínico até à indicação cirúrgica, em um fluxo de atendimento integrado.









