Mariana Rocha
A jornalista Mariana Rocha esteve em Caarapó, no “Vale da Esperança”, para entrevistar o Pré-candidato a Prefeito e atualmente, Vice-prefeito, Gordo da Tigre. Empresário bem sucedido, advogado, pai, esposo, avô e um homem muito dedicado ao cuidado com as pessoas. Gordo é casado com a Professora Diretora Íris Ortoncelli Moreno, que segundo ele é uma “profissional muito comprometida.”
Filho de um mineiro, o Sr. José Moreno e de uma paulista, a Srª Idalina Ignácio Moreno, Leônidas Ignácio Moreno, ou apenas “Gordo da Tigre”, como todos o conhecem em Caarapó, nasceu em 5 de outubro de 1965, na Zona Rural do município, antigamente conhecida como, “Região Liberal”.
Gordo conta que cresceu em uma família de 17 filhos, o que lhe ensinou, dentre tantas coisas, a viver em sociedade, respeitar diferenças e querer o bem para a maior quantidade de pessoas.
Uma curiosidade da entrevista é que em 2024, Gordo da Tigre vai completar 59 anos exatamente na véspera das eleições deste ano que serão decididas no dia 6 de outubro.
Gordo da Tigre contou como sua história se comunica com o desenvolvimento imobiliário, social e humanitário da cidade e afirmou estar preparado para o desafio de disputar a mais alta cadeira do executivo municipal.
Confira a entrevista:
Mariana Rocha: O Sr. Nasceu em Caarapó? Pode me contar um pouco da sua história, como, por exemplo, quando nasceu a Tigre Materiais de Construção ?
Mariana, primeiro, agradeço este espaço para falar um pouco sobre mim. Bem, eu sou nascido em Caarapó, criado, vivido e muito bem sucedido por aqui. Nasci em 1965, na antiga Região Liberal, como era conhecida a Zona Rural de Caarapó. Então, com 9 anos, fomos para cidade de Dourados, voltei para Caarapó com 23 anos, para investir meu tempo, minha força de trabalho e minha vida para o progresso de Caarapó. Pegamos uma “carona” na marca Tigre, muito conhecida na área de tubos e conexões hidráulicas e nascemos em janeiro de 1989, no mesmo ano que voltei, de lá pra cá se passaram 35 anos, comemorados em 2024! Nosso slogan é “Uma empresa que nasceu para crescer com o progresso de Caarapó”. Caarapó era bem pequena há 35 anos, agora crescemos muito.

E a política, como o Gordo do Tigre entrou na política. Quais os apoios em 2024?
Então, estou na política há muito tempo, mas nunca fui o protagonista e respeitei todas as decisões do grupo até aqui, cresci demais, aprendi todos os dias com a política e principalmente nos últimos 6 anos, como vice-prefeito, ao lado do Prefeito André Nezzi (PSDB), um jovem político habilidoso e promissor! Sabe, faz bastante tempo que o Deputado Zé Teixeira, meu amigo e instrutor na política me convidou para a caminhada. Fui presidente de partido em Caarapó, do PFL, que depois virou DEM e com extinção da sigla e formação de outro partido, decidi junto com o Deputado Zé e com a nossa Senadora Tereza Cristina, me filiar ao PP. Outro político com quem aprendi muito foi com o empresário e engenheiro civil Murilo Zauith (União). Já fui pré-candidato antes, mas, por muitos motivos, não seguimos adiante, no entanto, em 2024 é diferente, eu sou pré-candidato à Prefeito de Caarapó, acho que chegou a hora. Sobre os apoios, além dos que eu já citei, o Deputado Geraldo Resende(PSDB), o Deputado e amigo Luiz Ovando (PP), a ex-deputada Federal Rose Modesto (União). Nosso governador Eduardo Riedel (PSDB) são exemplos de apoios políticos, mas falo das bancadas de Deputados, agradeço a todos. Eu acho que precisamos de todos os esforços para o melhor de Caarapó.

Gordo da Tigre, depois destes 6 anos ao lado de André Nezzi (PSDB) em Caarapó qual o bom legado?
Progresso! Nos esforçamos e através da articulação do Prefeito André Nezzi, com quem caminhei lado a lado, foram conquistados recursos e emendas com Deputados Estaduais e Federais. Meu compromisso é com o futuro de Caarapó. Asfalto pleno, escola reformada e cheia de crianças , conquista das casas próprias e as famílias cada vez mais orgulhosas da nossa Caarapó.
Gordo da Tigre:
“Nós estamos entregando o maior avanço da malha asfáltica que eu já vi em Caarapó, o asfalto, para o progresso da cidade é fator essencial!”
Gordo da Tigre, o Sr. já fez parte de muitas entidades em Caarapó, quais foram elas e por que você se envolveu com todas elas?
Verdade! Eu atuei no Rotary, APAE, CEMA, Hospital Beneficente São Mateus, Associação Comercial, Guarda Mirim e também em outros espaços importantes da sociedade. Mariana, acredito que se doar à sociedade faz parte da missão política, antes de ocupar um cargo, você precisa doar seu tempo e conhecimento, para estar preparado.
Com o crescimento da cidade, serão muitos desafios, quais serão eles?
Olha, com o progresso também crescem os problemas, nós sabemos. Dentre os desafios, precisaremos aumentar o acesso à moradia, aumentar as vagas em escolas, buscar mais professores, concursos, avanço das políticas de assistência social, infraestrutura, enfim, tem muita coisa. Como empresário, acho que falta mais oportunidade de capacitação de mão de obra, temos tentado bastante nos últimos anos e conseguido atrair industrias, mas, precisamos de mais jovens com ensino médio completo, ensino superior, ensino técnico, enfim, precisamos de mais educação qualificadora.
Por fim, qual o seu sonho?
Gordo da Tigre?
Agora, o sonho é disputar as eleições de 2024, como pré-candidato a Prefeito de Caarapó”.
Olha Mariana, nas fases da minha vida eu tive muitos sonhos. Quis ser advogado, então me formei. Quis ter um comércio bem sucedido, então fundei a Tigre e administrei. Sonhei em viver em família e também, graças a Deus, conquistei. Sonhei em ter filhos e tirei a sorte grande com os meus. Agora, o sonho é disputar as eleições de 2024, como pré-candidato a Prefeito de Caarapó”.
