A maior produtora de celulose, a Suzano, por meio de autoridades locais, está em tratativas para patrocinar um time que tem planos de chegar à Série B do Campeonato Brasileiro daqui quatro anos. O futebol sul-mato-grossense busca um projeto viável que possa unir torcedores de diversas equipes com um objetivo maior.
O Futebol Clube Pantanal, surgido a partir da antiga Associação Atlética Portuguesa, é a primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) de Mato Grosso do Sul. Com a meta de atrair patrocinadores importantes para o futebol local, o clube está em negociações avançadas com a Suzano S.A., uma das empresas mais influentes do estado.
Em 2024, a Suzano inaugurou uma megafábrica em Ribas do Rio Pardo, que processa milhões de toneladas de celulose. Embora a parceria ainda não esteja firmada, há otimismo em torno do patrocinador potencial. O FC Pantanal possui um orçamento de R$ 4,5 milhões e planeja anunciar um patrocínio de uma plataforma de apostas.
Gilmar Ribeiro da Silva, o Mazinho, presidente do clube, mencionou que o planejamento é para alcançar a Série B em quatro ou cinco anos, sendo necessário, antes, conquistar o Campeonato Sul-Mato-Grossense para disputar a Série D no ano seguinte.
O clube investe em jogadores experientes, como Jean, um lateral-esquerdo com passagens pela seleção. Para o futuro, se conseguirem ser campeões, o orçamento deve aumentar para R$ 10 milhões. Mazinho destacou a importância de ter um registro limpo e sem passivos, o que torna o clube mais atrativo para investidores.
Há expectativa de que a concorrência seja saudável, e ele acredita que outros clubes também têm o direito de buscar seus próprios projetos e captar investimentos, embora poucos consigam fazê-lo com a mesma facilidade do Pantanal.
Segue o posicionamento da Suzano:
A empresa nega que haja qualquer negociação em andamento para patrocínio a time de futebol em Mato Grosso do Sul, ao contrário do que foi divulgado nesta quarta-feira (8). A Suzano é uma empresa comprometida com o desenvolvimento socioeconômico no Estado, o que inclui apoio a diversas iniciativas voltadas a cultura, lazer e, principalmente, geração de emprego e renda, parcerias e apoios divulgados em canais oficiais da empresa. Reforça ainda que preza pela transparência e o diálogo com a comunidade, mas não autoriza, em hipótese alguma, terceiros a falarem em nome da empresa.









