Dourados recebe em média, menos da metade das doações de sangue necessárias diariamente

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta sexta-feira (14), o Hemosul de Dourados realiza o ‘Dia D’ para incentivar as doações e tentar reverter o déficit de doadores na região.

Em entrevista ao Dourados News, a gerente do Hemosul, Marcia Miranda Tinós, destacou a importância da campanha Junho Vermelho para manter os estoques de sangue durante o inverno, um período crítico devido ao frio, doenças respiratórias e férias.

“Preparamos um lanche, uma decoração especial e brindes para os nossos doadores. Nosso objetivo é receber uma média de 80 doadores hoje”, disse Marcia, explicando que, excepcionalmente, o Hemosul de Dourados, que normalmente atende até às 12h30 nas sextas-feiras, estará aberto até às 17h.

Marcia também ressaltou a necessidade de aumentar o número de doações de todas as tipagens sanguíneas, especialmente dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo, que estão em estoque crítico. 

“Precisamos de no mínimo 50 doações diárias, mas há dias em que recebemos apenas 20 doações. Estamos realmente precisando de mais doadores para manter os estoques adequados”, afirmou a gerente do Hemosul.

Entre os doadores que se fizeram presentes no ‘Dia D’, Nilson França Soares, que doa sangue há 12 anos, compartilhou sua experiência com o Dourados News.

“Decidi me tornar doador após sofrer um acidente de trânsito e precisar de transfusões de sangue. O sentimento de gratidão pelas doações que recebi me motivou a retribuir essa ajuda”, explicou Nilson, ressaltando a importância da doação para salvar vidas.

Para se tornar um doador de sangue, é necessário estar bem alimentado, pesar mais de 51kg, estar em boas condições de saúde, ter dormido bem a noite anterior e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. 

Serviço

O Hemosul fica na Rua Oliveira Marques, 2535, próximo ao Hospital da Vida.  As doações podem ser feitas:

Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, das 7h às 12h30; hoje (14) excepcionalmente até às 17h.
Terça-feira e quinta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h;
Último sábado de cada mês, das 7h às 12h.

Para mais informações nos telefones: (67) 3424-0400 / (67) 98163-0863 (WhatsApp).

Créditos: Dourados News, Por: Cristina Nunes.

Deixe seu comentário