Com 54,4% dos votos, o vereador por Dourados, Daniel Júnior (PP-Dourados), venceu as eleições da UCVMS (União de Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul) e agora vai assumir a administração da instituição pelo quadriênio 2025 – 2028. Foram 196 votos contra 164 para Jeovani Vieira (PSDB), que estava à frente da entidade há 12 anos, hegemonia que foi duramente criticada durante o período eleitoral. A diferença foi de 32 votos.
Dos 79 municípios de MS com Câmaras de Vereadores, apenas 32 são associadas à UCVMS, totalizando 403 parlamentares. Desses, 360 compareceram à eleição.
A União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS) é uma entidade que reúne as câmaras municipais do estado, com o objetivo de promover a capacitação e integração dos vereadores por meio de palestras, seminários e eventos voltados ao aprimoramento das atividades legislativas.
A UCVMS tem sido alvo de investigações e denúncias relacionadas a irregularidades financeiras e administrativas. Em 2021, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) apontou irregularidades em pagamentos totalizando R$ 164 mil, incluindo falhas na comprovação de despesas e pagamentos a pessoas e entidades sem justificativa adequada. Além disso, a entidade foi criticada pela falta de transparência em seu portal.
Segundo o site Dourados Agora, o mais novo presidente da UCVMS afirmou que medidas imediatas para enfrentar os problemas financeiros e administrativos da UCV-MS, atualmente sob investigação do Ministério Público Estadual (MPE) devido a denúncias de compras irregulares. “A situação financeira da UCV-MS é preocupante. Sabemos dos escândalos envolvendo a entidade e nossa primeira ação será realizar uma auditoria detalhada. Em seis meses, esperamos recuperar as contas e a credibilidade da instituição”, afirmou Daniel Jr logo após a eleição.