Confira como foram as eleições em pelo menos 15 municípios de Mato Grosso do Sul 

A temporada das eleições municipais de 2024 foi intensa! Sou Mariana Rocha, consultora, jornalista e analista política e você vai conferir comigo como foram as eleições em 15 municípios de Mato Grosso do Sul. 

O trabalho dos jornalistas políticos vai além da simples transmissão de fatos; envolve investigar, analisar e explicar temas para quem não acompanha a política de forma constante. Então, confira quais municípios serão analisados de maneira descontraída e suscinta. 

Campo Grande  – Dourados – Itaporã – Amambai – Rio Brilhante – Caarapó – Naviraí – Fátima do Sul – Vicentina – Glória de Dourados – Laguna Carapã – Eldorado – Sete Quedas – Bela Vista – Anaurilândia 

Campo Grande 

A capital é das mulheres! Ainda sem um nome definido, a única cidade que possui 2º turno em Mato Grosso do Sul, a capital do estado, vai decidir entre Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União). No cenário nacional é a unica capital do Brasil onde duas mulheres estão na disputa. Após o primeiro turno que desbancou, de uma vez por todas, o candidato tucano Beto Pereira (PSDB), Adriane e Rose seguem para a disputa que vai decidir, no dia 27 de outubro, quem será a primeira mulher eleita  Prefeita de Campo Grande. Apesar de ser a atual chefe do executivo municipal da capital, Adriane Lopes foi eleita como vice ao lado de Marquinhos Trad que ao tentar disputar as eleições para governador, precisou deixar a prefeitura. Marquinhos Trad, por sua vez, após um período de longo desgaste e envolvimento com escândalos de suposta prática de delitos de assédio sexual e importunação sexual, retorna à política campograndense como o vereador mais bem votado da câmara de vereadores, fortalecendo o PDT. 

Dourados

Chinelada, lavada e votação histórica! O rádio é uma expressão de potência política e posso dar mais de 94 motivos para te convencer disso!  O ex-deputado federal Marçal Filho (PSDB) foi eleito prefeito da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul com 60.418 mil votos, o que corresponde a 50,05% dos votos válidos.  Uma vitória histórica!   Marçal Filho será o 25º prefeito de Dourados, ao seu lado, liderando o PL, estará Gianni Nogueira, a vice-prefeita eleita. Em uma campanha marcada por ataques pessoais, o candidato do PSDB optou por não comparecer aos debates e provou que os mais de 5 minutos de propaganda eleitoral no rádio foram fruto de uma estratégia política ancorada em uma coligação forte: Cidadania, PL, União, MDB, PSD, Pode, Republicanos, PSB e Solidariedade.  O prefeito eleito Marçal Filho conquistou mais votos que a metade dos Deputados Federais eleitos em Mato Grosso do Sul, componentes da atual bancada. Já a votação expressiva é fruto de um apoio popular apaixonado. Marçal Filho é o escolhido!  Na câmara de Dourados, a renovação foi significativa e o destaque vai para dois novos componentes do legislativo: Isa Marcondes (Republicanos) eleita com o maior número de votos e Franklin (PT) primeiro vereador assumidamente gay da história de Dourados.  

Itaporã

Na cidade do “peixe” ficou mais provado do que nunca que: “jogo é jogado e lambari é pescado”. Foi uma belíssima campanha do Progressistas, ninguém pode negar. Sem muitas delongas, em Itaporã, o agropecuarista  Tiago Carbonaro conquistou 7.008 votos e é o novo prefeito eleito, seu vice é Edilson Bigatão do PL. Com a eleição de Carbonaro, Itaporã quebra um ciclo e troca o grupo político que será responsável pela gestão do município.

Amambai

HAT TRICK do Sérgio! Sérgio Barbosa(MDB) fez história e vai ser, pela terceira vez, prefeito de Amambai. A união entre MDB e PP venceu o pleito eleitoral. Sérgio Barbosa e seu vice, o respeitado engenheiro Jaime Vizzotto(PP) comprovaram que experiência e partidos com bons companheiros são a chave para angariar a confiança da população. Foram dezenas de visitas, reuniões, vídeos, documentos, formações, conteúdos e dedicação com suas chapas, com um projeto consistente, pronto para o debate. Longe do marketing político plástico,  a campanha de Sérgio Barbosa relembrou que é o pé no chão, a reputação e a disposição que ganham campanha. Que moral, hein Sérgio? Amambai confia mesmo. Baita responsabilidade. Parabéns à toda equipe. 

Rio Brilhante

Baile do Lucas! É isso mesmo. Segue o baile, segue o lider, o homem é um fenômeno! Rio Brilhante virou Baile do Prefeito reeleito Lucas Foroni (MDB), o mais jovem prefeito do estado, um dos mais promissores quadros políticos do atual Mato Grosso do Sul. Um gestor comprometido com a coisa pública e espelho para muitos outros marinheiros de primeira viagem. Com 83,66% dos votos válidos, Lucas Foroni e seu vice Dr Leonardo tiveram uma reeleição tranquila. Com direito a mega comicios, futebol com a garotada e um sem fim de abraços. “Aperta o 15 e segue o baile” ficou na cabeça mesmo! Na reeleição de Lucas Foroni o destaque vai para a importância que tem o mais jovem prefeito do MS para o futuro do MDB no estado.

Caarapó

A primeira mulher eleita prefeita da história: Professora Lurdes, do PL, virou a chave da política no Vale da Esperança e agora, uma nova líder feminina insurge em Caarapó. Uma vitória cheia de etapas, obstáculos e  confiança do voto feminino. Pouco apoio do partido e muito apoio de voluntárias.  Professora Lurdes teve 9.516 votos, 55,33% dos votos válidos, contra 7.682 votos obtidos pelo adversário,  Gordo da Tigre (PP), candidato do atual prefeito, André Nezzi (PSDB). A vitória de Professora Lurdes e da jovem vice-prefeita, Jéssica Valério, ambas do PL, chama atenção pelo pouco recurso financeiro e a paixão por uma ideia: duas mulheres eleitas de uma só vez. A coligação “Caarapó Acima de tudo” , formada pelo PL e pelo Republicanos venceu a campanha enfrentando dezenas de batalhas, não se acovardou, mas a falta de recursos partidários destinados a uma mulher candidata chama atenção sobre o compromisso do PL com as mulheres.

Naviraí

Aos 44 anos o advogado Rodrigo Sacuno foi eleito o mais novo prefeito de Naviraí com 52,24% dos votos válidos, o que equivale a 14.280 votos.  Mais um grande resultado para o PL de Mato Grosso do Sul. A eleição de Sacuno contou com grande adesão de voluntários e mostrou que uma coligação pequena e bem administrada pode ser o suficiente para ganhar uma eleição com tranquilidade. O prefeito eleito conta com apoio do Deputado Federal Rodolfo Nogueira e sua vice, Telma Minari (União) é uma mulher aguerrida e provavelmente terá um papel importante na mais nova gestão de Naviraí. 

Fátima do Sul 

Aos 45 anos, Wagner Roberto Ponciano, ou apenas Wagner da Garagem (PSDB), é o mais novo prefeito eleito da cidade de Fátima do Sul, com pouco mais de 400 votos em relação ao segundo colocado, Rodrigo Garib(PP). Em uma eleição bastante disputada, um dos pontos mais fortes da candidatura de Wagner foi a escolha de Silvana Vasconcelos(PODE) como vice-prefeita, afinal, nas pesquisas de intenção de voto ela apareceu no topo da escolha dos eleitores para o cargo de  vereadora, sua aceitação na cidade ajudou na consolidação do projeto. Quebrando um ciclo extenso de poder político, a chegada do PSDB e do Podemos ao poder executivo da cidade favo de mel, amarga alguns cargos comissionados e a coligação que se uniu por “amor a Fátima do Sul” vai precisar de um bom secretariado, ao menos técnico, para fazer o município desenvolver mais e atrair mais investimentos. 

Vicentina

O jacaré venceu o tucano com ajuda da onça e a confirmação veio do povo de Vicentina, nas urnas! No último 6 de outubro foi quebrada a hegemonia do PSDB em Vicentina e Cleber Dias (MDB) foi eleito prefeito da cidade. Em uma campanha pé no chão, o candidato vitorioso, Cleber Dias e o vice-prefeito eleito Oncinha (Eduardo Costa) visitaram dezenas de pessoas, conversaram, disputaram cada voto, com ideias, projetos e muitos sorrisos no rosto. A vitória foi um aperto no peito, pior que final de copa do mundo, no entanto, por 131 votos de diferença, a maioria elegeu Cleber Dias Prefeito. Na câmara, foi, enfim, desfeito o ninho tucano e agora, o legislativo de Vicentina tem representantes de pelo menos, três partidos. A alternância do poder é saudável para a democracia, boa sorte à nova gestão!

Glória de Dourados

Júlio Buguelo (PSD) é o mais novo prefeito eleito de Glória de Dourados, com 3.690 votos, o que corresponde a 58,18% dos votos válidos. A vitória de Julio Bugelo é uma importante conquista para a base da esquerda de Mato Grosso do Sul, em especial para o Deputado Federal Vander Loubet (PT), cotado para ser candidato a Senador nas eleições de 2026. Julio Bugelo foi vereador em Gloria de Dourados, em 2023, com o início do terceiro mandato do Presidente Lula, Julio Buguelo recebeu convite para assumir a superintendência regional de Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul. Agora, Buguelo é o prefeito eleito!

Laguna Carapã

38 votos! Isso mesmo, em Laguna Carapã a eleição foi muito disputada e Itamar Bilibio (MDB) venceu o tucano Marcio Gutierres (PSDB) por apenas 38 votos. Itamar, que ja foi prefeito entre 2017 e 2020, volta ao cargo com o compromisso de retomar os projetos que iniciou em seu primeiro mandato. Ao lado de seu vice, Doreli Portelli (PRD), ele venceu uma eleição contra outros três candidatos. Cuidado com a área rural, infraestrutura de lazer para jovens e idosos, postos de trabalho e muitos outros obstáculos vão marcar o segundo mandato do prefeito eleito Itamar Bilibio (MDB). 

Eldorado

Elas venceram e agora estão eleitas! Pela primeira vez na história de Eldorado duas mulheres vão governar o município. Fabiana Lorenci e Simoni Palonis venceram Zé Martins (PSDB), o candidato da deputada Mara Caseiro (PSDB) e agora vão ter um grande desafio pela frente: melhorar as condições da saúde de Eldorado, atrair mais investimentos e fazer com que a cidade se desenvolva economicamente. Fabiana, a prefeita eleita, é uma mulher com vasta experiência dentro da gestão pública, foi vice-prefeita do município e secretária de governo, sua campanha foi minuciosamente construída e contou com uma turma muito animada que fez toda diferença nas redes sociais. Simoni Palonis, vice-prefeita eleita, por sua vez, cativou dezenas de pessoas em razão do seu serviço prestado enquanto vereadora e deu ainda mais força para a chapa vitoriosa.  Em Eldorado, a responsa agora fica a cargo das mulheres! Boa sorte à elas. 

Sete Quedas

Lavada! Esse pode ser um breve resumo do resultado das urnas em Sete Quedas. O médico veterinário e servidor público Erlon Daneluz (PSDB)  é o novo prefeito eleito e ao seu lado, o colega de profissão, Roani Tuneiras (PL) será seu vice-prefeito no mandato compreendido entre 2025-2028. Erlon foi eleito com  3.939 votos , o que corresponde a 66,74% dos votos válidos. Erlon terá uma grande missão de dar continuidade ao desenvolvimento do município, afinal, o atual prefeito Chico Piroli (PSDB) deixa um importante legado para a cidade e também para ao menos 14 municípios do cone-sul do estado, na medida em que presidiu o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de MS.  Sete Quedas é uma pequena cidade de fronteira, com enorme potencial para desenvolver o comércio e a relação de bilateralidade com nosso vizinho, Paraguai. 

Bela Vista

Gabriel Boccia é o mais novo prefeito eleito de Bela Vista. O jovem é uma das promessas mais certeiras do Partido Progressistas e terá a oportunidade unica de executar seus projetos e angariar recursos para o municipio. Gabriel Boccia tem  32 anos,  é advogado e está noivo. Sua trajetória política é aguerrida, desde muito cedo quis fazer a diferença em Bela Vista, foi vice-prefeito, angariou uma votação expressiva em 2022 quando foi candidato a deputado estadual e em 2024 concretizou um de seus  maiores projetos até então: se tornar prefeito de Bela Vista. Em uma chapa equilibrada, a escolha de Letizia Murano, de 69 anos,  para ser vice-prefeita foi muito importante, deu mais credibilidade e alcançou um público que ainda não fazia parte da base de Gabriel: os mais velhos.  Promessa no cenário político de Mato Grosso do Sul, Boccia tem muitos desafios pela frente, mas o que não falta para o jovem prefeito é fôlego, afinal, mal acabou a eleição e ele já foi para Campo Grande, buscar dialogo com a Caixa Econômica Federal para que Bela Vista tenha uma agência no município. Vai com tudo, Gabriel Boccia! 

Anaurilândia

“Construindo uma nova história” foi com essa chapa que Professor Rafael e seu vice Guilherme da Saúde foram eleitos no último dia 6 de outubro. Quebrando uma hegemonia tucana de muitos anos. Professor Rafael  tem 41 anos é pai, professor, empresário e faz parte da leva de prefeitos eleitos pelo Progressistas. Com 2.739 votos, Rafael venceu seu principal adversário, Luciano do Posto, do PSDB. A manutenção de um mesmo grupo no poder pode levar à formação de interesses pessoais e políticos que não refletem mais as necessidades do povo e a resposta que a população de Anaurilândia deu nas urnas é o anseio por mudança! Boa Sorte, Professor Rafael.

*Mariana Rocha é formada pela UFRJ. Jornalista, radialista e consultora política. Fundadora da empresa Anexa Consultorias.

Deixe seu comentário

plugins premium WordPress