Com apenas uma perna, ciclista viraliza ao cruzar lama e rio durante prova em MS

Após 10 anos do acidente em que perdeu a perna esquerda, Gilvan começou a pedalar e no ano seguinte disputou primeira prova de Mountain Bike

O ciclista Gilvan Pereira da Silva, de 41 anos, viralizou após ter um vídeo seu disputando uma prova de Mountain Bike (MTB) publicado nas redes sociais. Nos quilômetros finais do circuito, realizado na região de Jaraguari (MS), Gilvan precisou descer da bicicleta para cruzar um trecho de rio e lama.

– Fiquei em primeiro lugar na categoria PCD (Pessoa Com Deficiência). Esse trecho do riozinho foi mais ou menos com 45km de prova, que tinha percurso total de 60km com uma elevação de 950m. Pra mim fica um pouco difícil por ter apenas uma perna, mas nada me abala – orgulha-se Gilvan.

Há três anos o MTB entrou na vida do auxiliar administrativo e financeiro. De lá pra cá, foram dezenas de pódios nas principais provas de Mato Grosso do Sul. Ele é o atual campeão estadual PCD.

Gilvan faz parte da MTR Bike Team e graças aos colegas de equipe que geralmente vai às competições.

Renascimento

Em 2010, Gilvan pilotava uma moto quando foi atingido por um carro, na avenida Júlio de Castilho, uma das principais vias de Campo Grande.

– O cara fez uma conversão proibida e acabou me acertando no meio. Na hora que eu tentei levantar, eu vi a gravidade do acidente. Naquele momento eu sabia que eu ia perder a perna, então eu orei pra não perder a vida. Eu dei entrada na Santa Casa com a pressão 6 por 5.

Gilvan levou um ano até se recuperar por completo do acidente. Com o uso de uma prótese, voltou à rotina.

Em 2020, perdeu o carro ao não conseguir pagar as parcelas do financiamento. Foi então que pegou com o vizinho uma bicicleta emprestada para fazer as compras para a mercearia que tinha na época. De sua casa até o supermercado, eram 8 quilômetros.

– No outro dia eu não aguentava andar direito. Depois do terceiro dia já foi mais de boa, o corpo também se acostumou, até que recebi um convite do amigo meu, o Roberto, de participar de um grupo de ciclistas.

No ano seguinte, Gilvan participou da primeira prova de Mountain Bike de sua vida. E não parou mais.

Deixe seu comentário

plugins premium WordPress