Celulares e redes sociais deformam o ambiente escolar produzem apatia, depressão e dessocialização em crianças

Mariana Rocha

uso do celular na sala de aula pode afetar a memória e compreensão dos assuntos, bem como distrair os alunos e levá-los a se envolver em atividades não relacionadas à escola, aponta o Relatório Global de Monitoramento da Educação 2023 da Unesco. Depois de usar o celular, os alunos podem levar até 20 minutos para se concentrar novamente na aula. Por esses motivos, o uso do celular na sala de aula é proibido em alguns países.

Aproximadamente 65% dos estudantes afirmaram se distrair nas aulas de matemática por conta do celular e outros dispositivos eletrônicos, como tablets e laptops. No Brasil e em outros países avaliados, esse percentual chegou a 80%.

Para a Unesco, os sistemas de ensino devem capacitar as pessoas a usarem as tecnologias digitais “com confiança para agregar valor às suas vidas pessoais e profissionais, para tratar o conteúdo de forma crítica, para se proteger de riscos e para agir com responsabilidade online para não prejudicar outros”.

De acordo com o Relatório Global de Monitoramento da Educação 2023, cerca de 46% dos países já identificaram o que seriam as habilidades digitais para alunos, com planos e estratégias para a aprendizagem.

Na Dinamarca, algumas cidades baniram o uso do Google Workspace for Education e dos Chromebooks. Na Alemanha, produtos da Microsoft foram proibidos em alguns estados e instituições de ensino nos Estados Unidos passaram restringir o acesso ao TikTok e outras plataformas.

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