Municípios recebem caminhonetes e ambulâncias para transporte de pacientes e combate a endemias. Nesta etapa foram entregues 46 novos veículos, mas o programa Acolhe Saúde, prevê a entrega de 114 veículos no total. O Governo de Mato Grosso do Sul entregou, nesta segunda-feira (30/06), 46 novos veículos para reforçar a estrutura da saúde pública em 40 municípios do Estado e na Capital. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), contempla a entrega de 30 caminhonetes para vigilância e combate a endemias e 16 ambulâncias para renovação da frota de transporte de pacientes.
A iniciativa integra o programa Acolhe Saúde, que prevê a entrega de 114 veículos no total. Os veículos foram entregues oficialmente aos prefeitos e secretários municipais de saúde durante cerimônia em Campo Grande, com a presença do secretário de Saúde, Maurício Simões Corrêa, e do secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha. A meta do governo é contemplar 100% dos municípios com novos veículos para atender suas demandas.
As caminhonetes serão fundamentais para as ações de controle de doenças como dengue, zika, chikungunya, malária e leishmaniose, especialmente em áreas remotas e de difícil acesso. Já as ambulâncias garantirão mais segurança no transporte de pacientes, inclusive para municípios que dependem das macrorregiões para atendimentos de média e alta complexidade. “Hoje é um ato de entrega, de distribuição desses equipamentos que vão ajudar os municípios do MS. E se faltar algum município que não recebeu após as etapas finais de entrega, o Governo do Estado vai comprar e entregar” (Eduardo Rocha).
Entre os municípios beneficiados com caminhonetes estão Aquidauana, Bonito, Coxim, Maracaju, Miranda, Ponta Porã e Sidrolândia. Já as ambulâncias foram destinadas a cidades como Amambai, Cassilândia, Miranda, Nova Alvorada do Sul e Três Lagoas, além de duas unidades para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). Os prefeitos destacaram a importância do reforço, especialmente em locais com alta demanda por transporte sanitário e atuação intensificada no combate às arboviroses.
A entrega reforça o compromisso do Estado com a melhoria da saúde pública e o apoio aos 79 municípios na oferta de serviços mais ágeis e eficazes à população. Com informações da Comunicação SES.









