Iluminação e limpeza dão nova cara a Dourados com aplicativo para demandas

Iluminação e limpeza dão nova cara a Dourados com aplicativo para demandas

O Dourados News recebeu na terça-feira (1/7) o secretário adjunto de Serviços Urbanos (Semsur), Ângelo Augusto Gomes dos Santos, que fez um balanço dos seis primeiros meses da pasta na nova administração municipal. Segundo ele, uma das principais metas do governo Marçal Filho (PSDB) é “dar uma nova cara para a cidade”, combatendo o que chamou de “cenário de abandono” encontrado ao assumirem a gestão.

Conforme Ângelo, ações como mutirões de limpeza, troca de lâmpadas e organização da fiação em vias públicas têm sido prioridade.

Outro ponto citado é que a Semsur lançará em breve, uma plataforma online de atendimento para moradores registrarem suas demandas, gerar protocolos e acompanhar as ordens de serviço.

Conforme o secretário, a situação encontrada no início do ano foi crítica. “Assustamos com o estado de abandono da cidade, principalmente na manutenção dos equipamentos públicos”, afirmou.

Ângelo explicou que havia um contrato de manutenção da iluminação pública em vigor, mas foi cancelado na última semana de 2024, ainda na gestão anterior. Com isso, a nova equipe teve que iniciar um processo de licitação do zero.

Enquanto a nova licitação segue em trâmite, a Prefeitura realizou uma compra emergencial de lâmpadas no fim de fevereiro. A partir de março, as equipes começaram a atuar nas ruas.

“Temos hoje três equipes com seis eletricistas trabalhando de segunda a sábado. À noite, identificam os pontos com problemas e, no dia seguinte, realizam a manutenção”, detalhou.

Ângelo afirmou que até agora, mais de 2.500 lâmpadas já foram trocadas.

O trabalho, no entanto, vai além da substituição de lâmpadas queimadas. Em muitos casos, os problemas são causados por fiações cortadas, especialmente em postes onde há infraestrutura compartilhada com empresas de internet e telecomunicações.

Outro desafio tem sido o grande número de cabos soltos ou pendurados em vias públicas, um risco à segurança da população. Segundo Ângelo, a situação se agravou após a intensificação dos serviços de poda de árvores, dentro do programa Cidade Limpa.

“Com a abertura das avenidas, começaram a aparecer muitos cabos pendurados e até no chão. Tivemos inclusive um acidente grave. Uma mulher foi literalmente laçada por um cabo de fibra ótica enquanto pilotava uma moto com a filha na garupa. As duas caíram. É inaceitável”, relatou.

A Semsur convocou uma reunião técnica com mais de 20 empresas de internet e a concessionária responsável pelos postes para cobrar a organização e retirada dos fios fora do padrão.

Ângelo também ressaltou o esforço das equipes de limpeza e manutenção de bueiros, meio-fios e áreas verdes. Um dos maiores entraves, segundo ele, é a falta de colaboração de parte da população.

“Você limpa uma avenida, e no dia seguinte já tem garrafas e lixo no canteiro central. Isso causa alagamentos e transtornos para todos. A cidade é de todos e precisa ser cuidada por todos”, reforçou.

Além disso, a Semsur também tem atuado em podas e supressões de árvores com risco de queda, em parceria com a Defesa Civil e o IMAM (Instituto do Meio Ambiente).

Ele afirmou que há muitas demandas de derrubadas de árvores, mas fez a ressalva de que qualquer supressão só é feita com autorização legal do órgão ambiental.

Para facilitar o contato entre a população e a Semsur, uma plataforma online de atendimento será lançada nos próximos dias. Por meio dela, moradores poderão registrar suas demandas, gerar protocolos e acompanhar as ordens de serviço.

“Dourados cresceu e nem todo mundo consegue ligar durante o expediente. Muitas pessoas só percebem um poste apagado quando chegam em casa, à noite. Com a plataforma, não haverá limite de chamadas, e todos poderão registrar suas solicitações a qualquer hora”, explicou.

O telefone 0800-999-2040, que já existe para pedidos de troca de lâmpadas, continuará ativo, mas a nova plataforma deve tornar o processo mais ágil e eficiente.

Essa matéria usou como fonte uma matéria do site Dourados News

Deixe seu comentário