Baile da Rose: A Rose tá vindo aí e parece que “CG vai virar baile”. A ex-deputada federal Rose Modesto (União) está construindo uma das campanhas mais sólidas do Mato Grosso do Sul, o que já garante a vaga na disputa de segundo turno em Campo Grande. Rose Modesto lidera o cenário da intenção de votos na capital, de acordo com a pesquisa do instituto Futura Inteligência, registrada no TSE como MS-07062/2024. Rose Modesto(União) aparece com 36,9% das intenções de voto. Empatados em s3egundo lugar, estão o deputado federal Beto Pereira (PSDB), com 19%, e a atual prefeita, Adriane Lopes (PP), com 15,5%. Camila Jara (PT) tem 7,5% das intenções de voto. Beto Figueiró (NOVO) tem 2% e Ubirajara Martins (DC) 1,4%. Rose Modesto é o nome mais consolidado para a chefia da capital de Mato Grosso do Sul, ela está no segundo turno das eleições. Sabemos que ainda tem muita água para rolar, mas tá com cara de Baile da Rose.
PEC do Quinquênio: Enquanto o Brasil vive o período eleitoral de 2024, uma das piores conjunturas do Congresso Nacional se prepara para aprovar um super penduricalho para juízes. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece o pagamento de um adicional por tempo de serviço (ATS) de 5% do salário dos membros do Poder Judiciário a cada cinco anos, conhecido como “quinquênio”. Em miúdos, mais uma multiplicação do privilégio do judiciário brasileiro. Você já sabia disso? A proposta é do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Davi Alcolumbre (União-AP), que antecedeu a Pacheco no principal cargo do Senado. A PEC prevê que esse “bônus” será limitado a 35% do teto constitucional (subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal), hoje no valor bruto de R$ 44.008,52. Aprovar a PEC é premiar sem qualquer justificativa, a categoria que têm duas férias por ano, vitaliciedade no cargo, irredutibilidade nos vencimentos e excelente remuneração, além de vários outros benefícios inimagináveis em outras carreiras profissionais.
Debate ACED/OAB : A Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) e a OAB (4ª Subseção de Dourados/Itaporã), vão realizar um debate entre os sete candidatos que concorrem à Prefeitura de Dourados nas eleições do dia 6 de outubro. O evento será no dia 14 de setembro, um sábado, no auditório da Aced, localizado na rua João Rosa Góes, a partir das 9 horas. O primeiro debate dos prefeitáveis de Dourados vai ser muito importante para ver a capacidade de argumentação, indagação e comunicação dos candidatos à chefia do executivo municipal da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Estou ansiosa para saber quem será o/a mestre de cerimônia do primeiro debate. Um Jornalista? Um Comerciante? Um advogado?
Mulher de Opinião: Queridos(as) Leitores(as), nossa sociedade subestima mulheres que expressam suas opiniões. Eu mesma sou constantemente subestimada, mas sigo trabalhando e provando a minha competência. Quando uma mulher ousa ter uma opinião própria, especialmente em espaços públicos, ou dentro da política, ela desafia a lógica de como as coisas funcionam. Eu, Mariana Rocha, sou bastante conhecida por ser uma mulher de opinião. A presença de mulheres que falam por si mesmas e que defendem suas ideias não é apenas uma questão de liberdade de expressão, mas um ato revolucionário. Tenho recebido muitas mensagens encorajadoras, de outras mulheres que leem esta coluna, de amigos homens, de jovens, de idosos. Fico feliz e grata. Seguirei atenta e forte!