Sem desfile cívico, Deodápolis completa 48 anos nesta segunda-feira, 13 de maio

Comemorar o aniversário de uma cidade é uma prática importante não apenas para celebrar o passado, mas também para promover o orgulho cívico e fortalecer a identidade coletiva da população.

Contudo, nesta segunda-feira, 13 de maio, Deodápolis, cidade que fica na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, completa seus 48 anos, sem um desfile, ou uma comemoração específica.

Junto de Deodápolis, outras 8 cidades sul-mato-grossenses se preparam para a comemoração de seus aniversários: Angélica, Aral Moreira, Eldorado, Bodoquena, Itaquiraí, Sete Quedas, Tacuru e Mundo Novo. Eldorado, no extremo sul do estado, vai realizar seu tradicional desfile cívico, para fortalecer a identidade da comunidade.

Banda Municipal de Deodápolis

Moradores mais antigos da cidade afirmam que nem sempre foi assim, lembram a Banda Municipal da cidade – Marcial Cristo Redentor com saudosismo. A banda do município realizou diversas apresentações em comemoração ao aniversário da cidade, mas hoje, está praticamente, desativada.

Em 2010, a Banda Marcial Cristo Redentor foi a grande campeã do 4º Festival Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras, promovido pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Cultura. O trabalho sociocultural que envolve as fanfarras e bandas municipais é muito importante para que municípios pequenos como Deodápolis, fortaleçam suas identidades.

Plano Municipal de Cultura

Instituído em abril de 2017 (LEI MUNICIPAL Nº 648) pelo atual prefeito da cidade, o Plano Municipal de Cultura de Deodápolis prevê, em um dos seus artigos a “Responsabilidade Histórico-Artística e Cultural” além da recomendação de “Implantar, manter, cuidar e ampliar os equipamentos culturais do município, organizando programações permanentes que contemplem as mais diversas áreas e manifestações culturais da cidade”.

Atualmente, o prédio da Cultura que fica ao lado do Paço Municipal de Deodápolis tem servido como espaço para a Secretaria de Saúde do município.

Historicamente, Deodápolis integrou a colônia federal de Dourados, seu pioneiro, Deodato Leonardo da Silva chegou em 1958, com mais de 13 famílias. Inicialmente, Deodato ocupou um rancho, implantou uma nova povoação e sua atuação deu origem à Deodápolis.

Taxa de Lixo

Em Deodápolis, desde a semana passada, mais comentado que o aniversário da cidade, outro assunto tem chamado atenção dos moradores: a taxa de lixo

Isso porque a Taxa de Resíduos Sólidos 2024 “Taxa de Lixo”, já está disponível para retirada na prefeitura de Deodápolis e nem todos concordam com a proporcionalidade do tributo que é obrigatório.

Deixe seu comentário

plugins premium WordPress