Passados os primeiros 100 dias da atual administração, é papel do cidadão e das entidades sociais realizar uma leitura crítica das ações realizadas. Abaixo, destacam-se os principais pontos observados:
Kits Escolares – Mérito da Gestão Anterior. A entrega dos kits escolares a mais de 34 mil alunos no início do ano letivo foi amplamente divulgada como conquista da atual gestão.. No entanto, é preciso destacar que todo o processo de compra, licitação e montagem foi realizado ainda na gestão anterior. A nova administração apenas executou a entrega, o que, embora positivo, não configura uma ação original ou de planejamento próprio.
Obras do Fonplata – Planejamento Herdado. As obras financiadas pelo Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata) que estão em andamento foram iniciadas em sua fase de planejamento e contratação também pela administração anterior. A atual gestão está dando sequência ao cronograma previsto, o que é esperado em qualquer transição responsável, mas não pode ser creditado como conquista exclusiva de 100 dias de governo.
Recapeamento – Convênio com o Governo do Estado. O recapeamento realizado no Jardim Água Boa e bairros vizinhos resulta de convênios firmados anteriormente com o Governo do Estado de MS, também pela antiga gestão. As ações, portanto, fazem parte da continuidade de programas já estruturados, e não de novos investimentos articulados pela atual administração.
Ênfase em Limpeza Urbana – Ações Pontuais. Grande parte da comunicação institucional da Prefeitura tem enfatizado a limpeza e a conservação urbana. Contudo, ações como poda de árvores, roçada e recolhimento de entulho são rotineiras e fazem parte da manutenção mínima esperada de uma cidade. Isoladamente, não representam política pública transformadora nem justificam a falta de medidas estruturais nos primeiros meses de gestão.
Limpeza Urbana: A atual administração tem dado forte ênfase à limpeza e conservação urbana, com foco em podas de árvores, roçagens e recolhimento de resíduos. Reconhecemos a importância dessas ações, mas ressaltamos que são obrigações rotineiras da Prefeitura e não substituem políticas públicas estruturantes.
Aeroporto Municipal: As obras de infraestrutura e adequações no Aeroporto Municipal de Dourados foram concluídas durante a gestão anterior, garantindo melhorias estruturais fundamentais para viabilizar operações aéreas. A atual gestão realizou contatos com empresas aéreas e com a Infraero, entretanto, até o momento, não há perspectivas concretas para o retorno de voos comerciais regulares. A Prefeitura Limpa Ruas, Mas Esconde a Verdade Sobre Obras e Aeroporto.
A principal empresa que operava no aeródromo, Azul Linhas Aéreas, atualmente concentra suas operações regionais na cidade de Ponta Porã/MS, onde já possui base estabelecida e funcional. A retomada das operações em Dourados esbarra em altos custos de implantação de uma nova base, bem como na necessidade de isenções ou subsídios fiscais (como ICMS sobre combustível de aviação e taxas operacionais), que deveriam ser ofertados pelo Município e pelo Estado como forma de atrair as companhias.
Além disso, a delicada situação financeira da companhia aérea Azul agrava ainda mais a possibilidade de expansão de rotas regionais. Dessa forma, o cenário atual torna a reativação de voos comerciais em Dourados uma possibilidade remota, sem planejamento público concreto até o momento. Dourados Merece Mais: A Esperança da Comunidade Não Pode Esperar.
Reflexão Final: Até o momento, observa-se pouca iniciativa própria, escassa inovação em políticas públicas e um foco excessivo em ações de manutenção urbana, que, embora importantes, não são suficientes para avaliar positivamente a eficiência de um governo. É fundamental que a gestão apresente propostas novas, dialogue com a população e promova mudanças reais, especialmente em áreas como saúde, habitação, geração de emprego e valorização das comunidades periféricas.
